Voltar 04/Nov/2022 09:25

Entenda como é feita a cerimônia de cremação

A cremação tem se tornado cada vez mais popular entre os brasileiros. No entanto, as pessoas ainda não compreendem muito sobre com funciona todo o processo com relação à cremação.

Pensando nisso, hoje nós vamos explicar melhor sobre como funciona a cerimônia de cremação. Alguns dos trâmites são um pouco diferentes do modo com o qual estamos acostumados, mas nada muito complexo.

Continue lendo e entenda melhor sobre:

Trâmites iniciais

Para que seja realizada a cremação é preciso seguir algumas regras básicas, que nem todo mundo conhece. A primeira é que a cremação só é autorizada 24 horas depois que a morte é constatada. Além disso, é preciso também ter a autorização do médico ou do IML para seguir com o procedimento.

Como a cremação acaba com todos os vestígios do corpo, é muito importante ter a autorização e aguardar o prazo de 24 horas, pois é impossível realizar exumação ou qualquer tipo de análise depois que o corpo é cremado.

Velório

Ao contrário do que muitos pensam, quando o corpo é cremado, ainda assim pode se realizar o velório. E aqui entra um ponto muito importante, o caixão escolhido pela família será incinerado junto com o corpo. Por isso, é muito importante ter atenção na hora de escolher a urna pois será a última oportunidade de homenagem com o corpo presente.

Forno crematório

Após o encerramento do velório, o corpo é encaminhado para o forno crematório. Os familiares não costumam acompanhar o processo, pois o forno encontra-se em local de acesso exclusivo para profissionais capacitados. Esse processo pode demorar entre 1 hora e meia a 3 horas.

Quando a cremação acaba, caso restem fragmentos de ossos, eles são processados e entregados juntos as cinzas para os familiares.

Além de escolher o caixão, os familiares também devem escolher a urna cinerária. É provável que o próprio crematório tenha algumas para que a família escolha.

Pós-cerimônia

Em alguns casos, a cerimônia de cremação acaba logo após a parte do forno. No entanto, as homenagens não se encerram aqui. Muitos familiares decidem dar um destino diferente para as cinzas, a fim de homenagear a pessoa que se foi e muitas vezes é como se ocorresse uma nova cerimônia.

Algumas pessoas decidem jogar as cinzas no mar, outros utilizam para plantar, outros guardam. Enfim, são vários os destinos possíveis para as cinzas do ente querido. Para escolher o que fazer, o ideal é pensar com carinho da pessoa que se foi e entender qual a melhor forma de homenageá-lo (a) nesse momento.

E você, sabia que a cerimônia de cremação era assim? Viu como as coisas são mais simples do que você imaginou? O procedimento é um pouco diferente do convencional, mas é tão respeitoso quanto. Aqui no Ecocrematório nós oferecemos o serviço completo de cremação com todo respeito e carinho pelo ente querido. Clique aqui e conheça melhor nossos serviços.

Gostou do artigo e quer continuar a ler mais sobre? Veja também: Conheça os principais mitos e verdades sobre cremação.


Compartilhe