Voltar 10/Ago/2022 17:00

Conheça os principais mitos e verdades sobre cremação

Mesmo que a cremação se trate de uma prática milenar, muitos mitos e verdades circundam sua prática. Trata-se de uma técnica que consiste em colocar um corpo em uma câmara a temperaturas de cerca de 1.000 oC, com o objetivo de fazer com que vire cinzas, as quais podem ser utilizadas para prestar uma última homenagem a um ente querido, como jogá-las no mar ou plantá-las junto a uma árvore.

Para ajudar você a entender o que é verdade e/ou mito em relação à cremação, preparamos este post. Por isso, não deixe de conferir!

O corpo do familiar é colocado diretamente na câmara/forno

Esta afirmação se trata de um mito. Após o velório, o corpo passa por diversos procedimentos antes de ser inserido, dentro do caixão, em uma câmara/forno.

Como exemplo, podemos citar a retirada das alças do caixão. É uma forma ecológica de respeitar o material utilizado na fabricação dessa urna funerária. Após ser colocado no forno, o corpo vira cinzas, assim como também o caixão.

A cremação é uma técnica que agride o meio ambiente

Esta é outra frase que costuma confundir muitas pessoas. Então, é mito dizer que a cremação é uma técnica que agride o meio ambiente. Muito pelo contrário.

É um procedimento ecológico, visto que atua reduzindo a emissão de CO2 e de outras substâncias que afetam a natureza, a exemplo do chorume. Além disso, evita a superlotação em cemitérios.

A cremação é um ritual conhecido como prático

De certo modo, podemos dizer que é verdade a ideia que diz que a cremação é um procedimento prático, principalmente ao ser comparado ao sepultamento.

Embora o corpo passe por alguns procedimentos antes de ser inserido em uma câmara, não é preciso realizar todo um ritual para que isso seja feito, como ocorre no caso do sepultamento. E, de certa maneira, isso faz com que o processo de luto seja menos doloroso.

Diversas religiões aceitam a cremação

Quando se trata do ritual de cremação, os pensamentos de muitas religiões são divergentes, o que significa dizer que nem todas elas aceitam a cremação (o judaísmo é um exemplo), ou melhor, não concordam com a prática.

No entanto, diversas outras aceitam, como o hinduísmo, catolicismo, protestantismo e espiritismo. Portanto, é um mito afirmar que religiões não aceitam a cremação.

A cremação é uma técnica mais onerosa financeiramente que o sepultamento

Mito. A cremação é um ritual de despedida mais econômico que o sepultamento. De modo geral, o sepultamento envolve diversos gastos, como compra de urna, flores, traslado e jazigo. Já a cremação é um ritual mais simples, o que, consequentemente, gera maior economia para os familiares.

Agora que conhece os principais mitos e verdades a respeito da cremação, você pode fazer uma escolha consciente e prestar uma homenagem linda para o momento. Por exemplo, as cinzas do familiar podem ser jogadas ao mar como uma forma de atender ao último pedido da pessoa que partiu.

Quer ler mais textos como este? Então, não deixe de acompanhar as publicações em nosso site. Podemos te ajudar a fazer boas escolhas no momento que mais precisa de ajuda.


Compartilhe