Saiba o que é um ecocrematório
Você sabe o que é um ecocrematório? Diante da popularização desse tipo de serviço, é provável que sim. Trata-se de um método ecológico de se despedir de um ente querido. Ou seja, os familiares podem escolher essa técnica como uma forma, inclusive, de prestar uma homenagem à pessoa que se foi, se ela era, por exemplo, a favor da preservação do meio ambiente.
Se tem dúvidas sobre o que é ecocrematório, continue conosco. Aqui vamos mostrar tudo o que você precisa saber a respeito, como o que é, como funciona e quais são suas vantagens.
Boa leitura!
O que é ecocrematório?
Pode-se definir um ecocrematório como um novo conceito oferecido pelo mercado de cremar corpos respeitando o meio ambiente. É um método de cremação ecológico, ou seja, que causa menos impacto na natureza, uma vez que é um processo que gera baixa emissão de CO2.
Dentre os rituais de pós-morte existentes, a ecocremação é o modo mais ecológico, vale dizer. Quando a cremação é feita de maneira correta, a queima dos corpos libera água e gás carbônico em pequenas quantidades, diferentemente do sepultamento, um ritual pós-morte que libera uma substância chamada de necrochorume, o qual pode agredir o meio ambiente.
Como funciona um ecocrematório?
O funcionamento de um ecocrematório é simples. O processo de cremação é iniciado no momento em que o corpo é colocado na câmara fria para que fique lá por 24 horas. É um procedimento que faz com que o corpo seja reduzido a cinzas, as quais podem ser utilizadas para fazer homenagem ao ente querido.
Ao ser colocado na câmara fria, o corpo e a urna funerária são incinerados a uma temperatura que pode variar entre 850 °C e 1.200 °C. As cinzas do ente querido são dadas aos familiares dentro de um prazo de 48 horas, geralmente.
Quais são as vantagens de um ecocrematório?
Ao escolher um ecocrematório para se despedir de um ente querido, é possível aproveitar determinadas vantagens. Veja:
Preservação do meio ambiente
Um ecocrematório não apenas reduz a emissão de CO2, como também atua no sentido de garantir que menos espaços sejam utilizados nos cemitérios.
Utilização das cinzas para prestar uma homenagem ao ente querido
As cinzas geradas com o processo de cremação podem atender a um pedido do ente querido, como tê-las jogadas em um local que ele gostava muito, como o mar, rio, entre outros.
É um processo prático, respeitoso e menos doloroso
Também podemos dizer que a ecocremação é um processo menos doloroso. Isso porque é prático e não gera transtorno, o que pode fazer com que os familiares tenham uma experiência mais leve durante o momento de luto.
Dessa forma, o ecocrematório é um serviço que pode otimizar o processo de luto e fazer com que se despeça do seu ente querido de uma forma bonita, respeitosa e adequada. Além disso, as cinzas geradas com esse procedimento podem ser utilizadas para prestar uma linda homenagem à pessoa que partiu.
Acesse nosso site e conheça as funerárias licenciadas que efetuam esse serviço.