Voltar 11/Nov/2022 09:29

O que fazer com as cinzas após a cremação?

Se antigamente nós só ouvíamos falar sobre cremação nos filmes e séries, hoje em dia é um procedimento muito mais comum no Brasil. Além de ter um preço mais acessível, muitas pessoas querem ser cremadas por questões religiosas ou até mesmo por conta de sua filosofia de vida.

A principal diferença da cremação é que é possível homenagear quem se foi mesmo após sua partida, utilizando as cinzas. Além de homenagear, também existe a possibilidade de manter o ente querido sempre por perto.

E é sobre isso que nós iremos falar hoje, o que fazer com as cinzas após a cremação. Continue lendo e confira!

Guardar com a família

Algumas famílias gostam da possibilidade de ter o ente querido próximo de alguma forma. Por isso, muitos optam por guardar a urna funerária em casa. É possível, inclusive, criar um altar específico para isso. Nesses casos, é importante ter cuidado para não deixar a urna em local com muito sol, nem muito abafado.

Colocar no túmulo da família

Também é possível deixar que seu ente descanse na presença de outros que já se foram. Se a família tem um túmulo, é possível levar a urna e colocá-la no local. Assim, todos irão a um único lugar para prestar suas homenagens.

Jogar as cinzas

Algumas pessoas têm o desejo de ter suas cinzas lançadas ao mar. Mas, essa não é a única possibilidade. As cinzas podem ser jogadas em qualquer lugar que faça sentido para a família ou para quem se foi. É uma forma muito bonita, deixar que seu ente querido descanse pela eternidade em seu lugar favorito.

Levar para a igreja

Algumas igrejas criaram espaços específicos onde as famílias podem guardar a urna de seus entes queridos. Se a sua igreja ou a de seu ente querido oferece essa possibilidade, vale a pena pensar sobre.

Plantar uma árvore

Ainda seguindo a ideia de manter o ente querido por perto, também é possível utilizar as cinzas do ente querido para plantar uma árvore, por exemplo. Assim, é possível não só manter quem se foi por perto, mas de uma forma especial, possibilitando “dar” a vida a outro ser.

Criar joias

Existem profissionais especializados nisso, eles produzem peças utilizando as cinzas dos entes queridos. Mas, também é possível construir joias para armazenar as cinzas de quem se foi. Para quem deseja ter quem se foi sempre por perto de alguma forma, essa é uma excelente ideia.

Como você pôde ver, são várias as possibilidades do que fazer com as cinzas de quem se foi. Se mesmo assim você não encontrou nenhuma que te agrade, pense sobre o que você gostaria de fazer e quem poderia te ajudar. Mesmo que seja algo que ainda não foi feito, com certeza se você explicar do que se trata, encontrará alguém para te ajudar.

Há pouco tempo um homem na Inglaterra utilizou as cinzas de seu cachorro para fazer uma tatuagem. A história viralizou, pois muitos até pouco tempo atrás não sabiam que isso era possível.

Gostou do artigo e quer continuar a ler mais sobre? Veja também: 6 motivos para optar pela cremação.


Compartilhe