Voltar 02/Set/2022 09:00

O que diferentes religiões falam sobre a cremação?

A cremação é uma prática muito antiga. Acredita-se que seja utilizada desde a.C. pelas sociedades. Basicamente, consiste em uma técnica funerária higiênica que submete o corpo a uma alta temperatura visando reduzi-lo a cinzas.

Muitas famílias optam pela cremação do corpo no lugar de sepultá-lo, por se tratar de um procedimento rápido e, de certo modo, menos doloroso ao processo de luto. Outras, no entanto, são resistentes a adotar essa técnica por uma questão de religião.

Você gostaria de saber o que as principais religiões pensam sobre a cremação? Leia o post.

Religião católica

A religião católica reconhece a cremação como um costume válido e que pode ser adotado pelos que seguem essa doutrina. O reconhecimento da cremação como costume válido ocorreu em 1963, através do papa Paulo VI. Em sua visão, é um ritual de despedida que faz parte da cultura de muitos povos e, por essa razão, deve ser respeitado.

No entanto, diz que a Igreja Católica recomenda sepultar os corpos dos defuntos, mas não proíbe a cremação. Logo, o membro de uma igreja católica pode cremar um ente querido, caso assim seja o desejo da família.

Religião espírita

Da mesma forma que o catolicismo, a religião espírita aceita perfeitamente a cremação como uma técnica que pode ser adotada pelos familiares para se despedir de um ente querido. No entanto, ela só faz uma ressalva: pede para que os familiares respeitem um intervalo de 72 horas entre a morte e o início do ritual.

Essa orientação se baseia na ideia de que o espírito pode manter uma ligação com o corpo durante esse período e, por essa razão, ele deve ser respeitado.

Religião protestante

Os protestantes, também conhecidos como evangélicos, também não apontam qualquer proibição quanto ao ritual de cremação. No entanto, a vertente mais tradicional do protestantismo é adepta do sepultamento como forma de se despedir de um ente querido.

Contudo, por uma questão cultural, muitos protestantes acabam optando pelo sepultamento.

Hinduísmo

Sem dúvida, uma das religiões mais a favor do ritual de cremação é o hinduísmo. Essa doutrina acredita que o fogo tem um grande poder, que é o de purificar os corpos, ajudando-os a se desapegar dos restos materiais, e assim partir para a nova dimensão.

A cremação é a melhor alternativa?

Essa é uma pergunta comum entre familiares que perderam um ente querido. Independentemente da cremação e de outras alternativas de se despedir de um ente querido, o que importa mesmo é manter a memória da pessoa falecida viva.

No entanto, a partir da cremação, os familiares podem transformar as cinzas do ente querido em produtos que lembrem sua memória. Por exemplo, um quadro, joia, chaveiro, entre outros objetos. Ou mesmo guardá-las em uma urna que pode ser visitada sempre que a saudade bater.

Viu que as religiões mais praticadas aceitam a cremação? E é por isso que hoje muitas pessoas optam pela cremação como forma de se despedir de um ente querido.

Quer ficar por dentro de outros conteúdos como este? Continue navegando pelo nosso blog! Aqui, você pode encontrar posts que podem ajudá-lo a fazer uma escolha consciente e que lhe traga paz.


Compartilhe