É possível fazer cremação sem retirar os acessórios do finado?
Podemos observar que tem sido cada vez mais comum que as pessoas optem pela cremação em vez do sepultamento. Existem diversas maneiras de pensar sobre o assunto, principalmente com antecedência.
Mesmo que muitas pessoas evitem falar sobre assuntos de morte, podemos dizer que essa é a única certeza que temos na vida. Com isso, tratar desse assunto com antecedência pode te ajudar a tirar diversas dúvidas, separar as finanças e se prevenir.
Hoje trouxemos algumas informações e curiosidades comuns que as pessoas possuem sobre a cremação, como funciona e outras dúvidas.
Boa leitura!
Cerimonial de cremação: como funciona?
A cremação consiste na redução do corpo de uma pessoa até que tudo vire cinzas a partir da queima do cadáver. Esse processo é feito em um equipamento voltado para isso, chamado de forno crematório.
A cremação pode ser feita em corpos que não podem ser exumados ou em despojos, para não utilizar o ossuário. Essa cremação tem sido cada vez mais utilizada pelos brasileiros.
A prática era muito comum entre os povos antigos, principalmente os romanos e os gregos. A cremação, nessa época, era considerada um símbolo de nobreza entre eles. Mas, para a igreja católica, a cremação era um grande tabu que permeou até os anos 60, influenciando na não aderência à prática pelos brasileiros.
Mesmo que não seja uma prática relativamente nova, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre a cremação, e pensando em te ajudar, trouxemos algumas respostas.
Principais curiosidades sobre a cremação
Qual o tempo para um corpo ser cremado?
O tempo para que um corpo seja totalmente cremado pode variar e depender de alguns fatores, como a estatura física do falecido. Normalmente, o tempo é de 1 a 3 horas.
O caixão também é queimado?
Sim, na maioria dos crematórios, o caixão também é queimado junto com o corpo da pessoa.
Os acessórios podem ficar junto?
Essa é uma escolha da família e também do falecido. Existem pessoas que preferem ser cremadas com algum acessório importante, assim como a família também pode definir isso. Ou seja, os acessórios não precisam ser removidos para a cremação.
Como funciona esse processo?
O processo de cremação envolve uma parte burocrática, e depois que ela é resolvida, ela acontece depois do cerimonial, para que a família e os amigos possam se despedir e prestar homenagens.
O corpo do falecido é colocado dentro do caixão e então levado para o forno crematório. Depois desse processo, os fragmentos de ossos e as cinzas são separados. Os fragmentos passam por um aparelho para serem moídos e também se tornarem cinzas.
A cremação é uma prática ecológica
A cremação não traz prejuízos para o meio ambiente ou malefícios para o nosso ecossistema, muito pelo contrário, ela é ecologicamente correta. Quando as cinzas são jogadas no mar, por exemplo, elas também não contaminam as águas.
Os gases que são emitidos durante o processo de cremação não são prejudiciais para o meio ambiente, afinal, o nosso corpo libera gás carbônico e água em poucas quantidades. Todos os resíduos que são resultados da cremação são retidos pelo ar.
No entanto, a decomposição de um corpo pode acabar contaminando os lençóis freáticos, além de deixar substâncias poluírem o solo, principalmente se esse sepultamento não for feito da forma correta.
Se você deseja saber mais sobre o assunto, acesse o site e entre em contato conosco!