Voltar 01/Set/2022 18:48

Conheça a história por trás do mês Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é um mês que carrega muita importância. Isso porque, o seu significado é para lembrar sobre a valorização da vida e, principalmente, sobre a prevenção ao suicídio.

A campanha que esse mês carrega tem como intuito trazer um despertamento para que as pessoas saibam de que forma elas podem lidar com situações de autoextermínio.

Por isso, trouxemos um breve relato sobre a história que existe por trás do mês Setembro Amarelo.

Boa leitura!

Setembro Amarelo: como surgiu?

No ano de 1994, exatamente no mês de setembro, um jovem chamado Mike Emme, de apenas 17 anos, tirou sua própria vida.

O fato aconteceu nos Estados Unidos e no dia do velório de Mike, seus pais resolveram distribuir para cada um dos amigos, um cartão com fitas amarelas.

Na lembrança do cartão, existiam também, frases de apoio. A ideia do papel com a fita amarela foi inspirada no Mustang 68 amarelo, veículo que pertencia ao rapaz.

Por causa dessa história, o Setembro Amarelo passou a ser adotado no Brasil, no ano de 2015.

As entidades responsáveis por essa mobilização são o Centro de Valorização à Vida e o Conselho Federal de Medicina, assim como a Associação Brasileira de Psiquiatria.

A importância do setembro Amarelo

Com a intenção de promover mais informações sobre esse tema, a ideia é garantir que sejam também reduzidas todas as questões que fazem com que as pessoas deixem de falar sobre o suicídio.

Além disso, o objetivo é permitir que as pessoas possam se sentir motivadas a buscar ajuda. Esse também é um período em que todos os órgãos representativos estão voltados no fomento desse tema.

Prefeituras, escolas, centros de saúde, entre outros setores, acabam aproveitando esse mês para promover uma rede de apoio emocional, a fim de prevenir cada vez mais o suicídio.

Rede de apoio Setembro Amarelo

O Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade que atende de forma totalmente voluntária e gratuita a todas as pessoas que necessitam de um suporte emocional. Vale lembrar que toda conversa segue total sigilo.

O órgão disponibiliza telefone, e-mail e até mesmo um chat que funciona 24 horas, todos os dias. Essa iniciativa do Governo tem ajudado muitas pessoas que passam por momentos difíceis.

Além disso, o programa está cada vez mais atento para compartilhar informações que vão permitir a prevenção do suicídio.

Empresa que valoriza a despedida com sensibilidade

A despedida não é um momento fácil para ninguém. E lidar com essa fase com o máximo respeito, é o mínimo esperado.

De acordo com essa essência, a Ecocrematório promove um apoio capaz de permitir que os familiares tenham sempre as melhores lembranças daqueles que não estão mais presentes.

Por isso, a empresa realiza um serviço completo de cremação, tendo como missão a garantia de segurança, preço justo e respeito, possibilita uma economia vantajosa. Isso porque atua em parceria com funerárias licenciadas.

Essas, por sua vez, garantem planos totalmente acessíveis para contratação do serviço.

Para entender melhor como funcionam todas as soluções da Ecocrematório, acesse agora o site e fique por dentro de todas as informações.


Compartilhe