Voltar 23/Dez/2022 14:25

Confira rituais fúnebres diferentes no mundo

Você sabia que cada cultura vê a morte de forma diferente? Isso pode parecer estranho para muitos, principalmente para nós brasileiros, já que costumamos lidar com as despedidas de forma dolorosa. Em outros países, porém, a morte pode facilmente ser motivo de festa e tranquilidade.

No post de hoje, mostraremos quatro diferentes ritos fúnebres que acontecem ao redor do mundo. Acompanhe!

1. Brasil

Entre as curiosidades sobre os ritos fúnebres ao redor do mundo, começaremos pelo Brasil. Em nosso país, é bastante comum nós brasileiros nos sentirmos tristes e melancólicos diante da morte. Para nos despedir de um familiar ou amigo, normalmente selecionamos o sepultamento ou cremação.

Além disso, o processo de sepultamento costuma ser rápido e pode ser resolvido em poucos dias, geralmente em dois dias. Aqui estão alguns costumes comuns nos ritos fúnebres do Brasil: usar preto durante o velório, levar flores durante a cerimônia de despedida, ficar com as cinzas da pessoa falecida no caso de cremação e realizar missa de sétimo dia.

2. México

Curiosamente, o povo do México vê a morte de uma maneira diferente de outras cerimônias fúnebres que ocorrem ao redor do mundo.

Como? O país costuma celebrar a morte de um ente querido ou amigo que partiu, diferente de nós, brasileiros, que ficamos de luto por um longo período.

Inclusive, as celebrações para comemorar a morte de um ente querido são semelhantes à festa de carnaval que acontece no Brasil. Por lá, vale dizer ainda, é bastante comum ocorrer a exumação do cadáver.

Os mexicanos entendem a morte como parte do ciclo da vida e, por esta razão, celebram o falecimento, honrando a memória daqueles que partiram deste mundo.

3. Japão

As cerimônias fúnebres no Japão costumam ser mais longas. Isso porque tem várias etapas.

Em outras palavras, é comum no Japão que membros da família preparem os cadáveres dos seus entes queridos para funerais. Ou seja, eles não recorrem a especialistas para tratar e preparar o corpo. Neste caso, eles usam sacos de gelo para preservar o corpo.

Além disso, é importante notar que a cremação é uma cerimônia fúnebre comum neste país, assim como em outras partes do mundo, como o Brasil. A diferença é que em nosso país o corpo é preparado por profissionais capacitados.

Outra questão importante é que geralmente parentes do falecido estão presentes na incineração e são elas que coletam os ossos e as cinzas.

4. Alemanha

Ao contrário do Brasil, as cerimônias fúnebres na Alemanha podem levar muito tempo, mais de um mês para ser exato. Isso porque o processo de despedida no país costuma ser longo, dando a todos os amigos e familiares a oportunidade de enviar homenagens ao falecido e expressar condolências à família. Por lá, realizam tanto sepultamento como cremação.

Como você pode ver, diferentes culturas veem a morte de maneira diferente e as cerimônias fúnebres ocorrem de formas distintas. Saber disso pode nos ajudar a entender melhor a questão e a compreender melhor que a morte faz parte do ciclo da vida.

Quer saber mais sobre a cremação e como ela pode funciona? Acesse nosso site ou, se preferir, entre em contato conosco pelo número (16) 3979-1841.


Compartilhe