Voltar 18/Nov/2022 09:30

Confira hábitos diários para ajudar no processo do luto

Certamente, perder um ente querido é um processo extremamente doloroso. Afinal, entramos em luto pela pessoa amada que está nos deixando. Com isso, surgem os sintomas depressivos, a falta de vontade de conduzir os processos do dia a dia, entre outras questões comuns à perda.

No entanto, o que não é comum é que esse sentimento permaneça durante muito tempo e torne a pessoa totalmente incapacitada para levar a sua vida da melhor forma. Mesmo que entendamos que o luto infelizmente chegará a todos um dia, não podemos deixar de viver por isso.

Sendo assim, nesse post preparamos 3 dicas de hábitos para te ajudar a passar pelo luto. Confira!

1. Conheça lugares diferentes

Antes de tudo, a primeira dica que iremos citar para promover uma superação do luto ainda melhor e mais rápido, é ter o hábito de conhecer lugares diferentes.

Provavelmente, após a perda de um ente querido (especialmente um familiar), tendemos a andar pelos mesmos lugares que ele passava. Essa sensação gera um grande desconforto, pois somos invadidos por intensas memórias.

Então, para criar novas á partir de agora, conheça lugares diferentes e tenha o prazer de poder apreciar sensações diferentes. Assim, você construirá boas lembranças do local, e lembrará do prazer de ter estado ali. Mesmo que não consigamos sair todos os dias para conhecer lugares diferentes, marque um dia da semana para investir nisso e crie novas memórias para o seu consciente.

2. Esteja perto de quem você verdadeira ama

Nada melhor do que estar perto de quem a gente gosta, não é verdade? E isso faz total sentido para quem está em processo de luto, pois conseguimos contar nos dedos as pessoas que, de alguma forma, possuem a capacidade de nos oferecer amparo, conforto e aconchego.

Portanto, esteja perto de pessoas que você gosta — seja um parente ou até mesmo um amigo. Troque ideias com essa pessoa, abrace-a, seja sincero quanto aos seus sentimentos e permita sentir-se vulnerável ao redor delas. Afinal de contas, estamos falando de pessoas que só querem o nosso bem e estão verdadeiramente dispostas a nos ajudar.

3. Pratique a meditação

Caso você não saiba, a meditação vai muito além de simplesmente prestar atenção na sua respiração! Ter o hábito de inspirar e expirar lentamente, por si só, já te oferece um estado de calmaria. Mas, além disso, a meditação também promove o espírito de consciência, ou seja, te faz estar presente no agora.

Quando passamos a perceber nossos pensamentos e os sentimentos que eles trazem, podemos trabalhar neles, a fim de ressignificá-los e passar a ter clareza naquilo que sentimos. Portanto, pratique o hábito da meditação no seu dia a dia e seja observador de seus pensamentos, a fim de trabalhar neles com consciência e entender porque algumas dores já não precisam ser tão maçantes.

Gostou deste artigo? Sem dúvidas, o processo de luto é bastante delicado. Porém, é possível passar por ele de maneira eficiente, com ajuda e com autoconhecimento. Pratique as dicas citadas acima e veja os resultados aparecerem.

Para saber mais sobre a nossa marca, acesse o nosso site e saiba como podemos tornar o seu momento de luto ainda menos pesaroso.


Compartilhe