Voltar 06/Jan/2023 08:21

Como lidar com o luto nas festas de final de ano?

As festas de final de ano são um ótimo momento para reunir as famílias e celebrar a vida. Mas como lidar com o luto durante esse período? Como sabemos, 2020 e 2021 foram difíceis para muitas pessoas, pois muitas delas perderam alguém especial para a Covid-19 e outras doenças.

Com isso em mente, preparamos este artigo para apresentar maneiras que você pode adotar para lidar com o luto nas festas de Natal e Ano Novo. Acompanhe!

Se for possível, mantenha as festas de final de ano

Embora o luto possa criar um desejo de isolamento, é importante entender que esse desejo serve para nos ajudar a entender a causa da tristeza.

Então, do ponto de vista psicológico, o isolamento prolongado não é saudável porque pode levar a pessoa a sofrer de depressão ou ficar triste de forma frequente.

Além disso, passar pelo luto com alguém que está passando pela mesma coisa é uma forma melhor de encarar a realidade.

Fale sobre sua dor

Não é porque se tratam das festas de final de ano que você não pode viver o luto ou falar de sua dor com seus familiares e amigos que também participarão desse evento.

Permita-se falar sobre isso e sobre os sentimentos que o luto cria. Falar sobre isso com alguém que já pagou por isso ou com quem você se sente bem é reconfortante. Isso, além de aliviar a dor, ajuda a fortalecer seus relacionamentos com amigos e familiares.

Viver não significa que você esqueceu a pessoa que partiu

Muitas pessoas deixam de viver e participar de eventos como as festas de final de ano porque acreditam que ao fazer isso elas não estão honrando a memória de quem já partiu. No entanto, pensar dessa forma não é saudável.

Sem dúvida, a pessoa que partiu continuará em seu coração e ela, mesmo não estando mais presente, deseja que você seja feliz. Nesse sentido, as festas de final de ano se apresentam como um momento que pode ajudá-lo a seguir em frente, com a consciência de que a vida é um ciclo: nascer, viver e partir.

Não reprima suas emoções nas festas de final ano

Não é saudável reprimir ou negar suas emoções ou a dor que está passando. Por isso, ao participar das festas de final de ano, se der vontade de chorar porque lembrou da pessoa que partiu, chore. Se der vontade de se retirar da festa, retire-se.

O que você não deve fazer é não se dar a chance de viver ou de seguir seu caminho. Isso jamais!

Participar das festas de final de ano é uma forma de seguir sua vida. Isso não significa dizer que você não está honrando a memória da pessoa especial que partiu de sua vida. Contudo, ao fazer isso, não reprima suas emoções ou a dor que estiver sentindo.

Fique por dentro de mais conteúdos como este ao acompanhar as publicações em nosso blog. Estamos sempre compartilhando informações/dicas que podem ajudar você a entender melhor a dor do luto e ter uma vida mais leve. Aproveite!


Compartilhe